Acerca

            Depois de quase uma vida ligado à metalurgia, indústria de moldes para plástico, tentar aprofundar conhecimentos acerca da história do concelho da Marinha Grande e seus arredores, nomeadamente acerca do Pinhal do Rei, também conhecido por Pinhal de Leiria, viria a ser um dos interesses do autor deste blog (eu).
            Pode dizer-se que o concelho da Marinha Grande é um dos mais ricos em história industrial, sendo certo que essa riqueza muito aumentará se falarmos também dos concelhos limítrofes.
            Procurando resposta às muitas dúvidas sobre os mais diversos assuntos, visitam-se locais, auscultam-se pessoas, lê-se e pesquisa-se acerca do desconhecido e da sua história.
            É pois com o que tenho aprendido que decidi criar este singelo espaço, onde, de forma resumida, por aqui vou partilhando a actualidade e algum do passado histórico do Pinhal do Rei, do concelho da Marinha Grande e dos concelhos que lhe ficam próximos.

            A autoria da maioria dos textos e fotografias publicados nestas páginas pertence ao autor deste blog. No caso da publicação de fotografias, textos ou partes de textos de outros autores, serão, sempre que possível, assinalados os seus autores. As excepções acontecem maioritariamente com fotografias, que, pela sua antiguidade ou pela sua tão grande difusão por este gigantesco mundo digital, se perderam as suas origens e autores.
            Por outro lado, sendo estas páginas públicas, agradece-se aos interessados em utilizar qualquer do seu conteúdo (textos ou fotos) a inclusão das respectivas fontes de pesquisa e referências aos autores.

             Deste blog fazem parte as seguintes páginas:
            A página “Pinhal do Rei” aborda, de forma resumida, alguma da história e actualidade do Pinhal do Rei (Pinhal de Leiria).
             A página “À volta do Pinhal” aborda, de forma resumida, alguma da história e actualidade do concelho da Marinha Grande e dos concelhos que lhe ficam próximos.
             As páginas “Imagens de outrora” exibem uma colecção de imagens do passado histórico do Pinhal do Rei, do concelho da Marinha Grande ou dos concelhos limítrofes.
             As páginas “As minhas fotografias” exibem uma colecção de fotografias da actualidade do Pinhal do Rei, do concelho da Marinha Grande e dos concelhos limítrofes, captadas pelo autor do blog.
             A página “Museu” exibe uma colecção de fotografias de objectos ligados à história e ao passado recente do Pinhal do Rei e das populações que nele trabalhavam. Estes objectos estiveram expostos em várias exposições relacionadas com o Pinhal do Rei ou encontram-se em locais onde o acesso ao registo fotográfico foi autorizado ao autor do blog.
             A página “Bibliografia”, de certa forma invulgar nestes domínios da Internet, pretende, como em qualquer obra literária, não só informar as obras consultadas pelo autor do blog, como também divulgar ao visitante essas mesmas obras, para o caso de este querer aprofundar os seus conhecimentos.

             Este Blog aceita comentários, não deixe de fazer o seu. Partilhe o seu saber e as suas memórias. No entanto, a publicação do seu comentário poderá demorar algum tempo, pois estes são primeiramente enviados ao autor do blog para moderação e aceitação. Pretende-se, assim, evitar comentários impróprios, como já chegou a acontecer.

            Obrigado por visitarem o “Pinhal do Rei”.



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...