Avançar para o conteúdo principal

A Fonte de Pedreanes

            A partir de 1909, aproveitando os ricos lençóis de água existentes no Pinhal do Rei, os Serviços Florestais construíram inúmeras fontes e poços, de modo a que trabalhadores e animais que no Pinhal laboravam ali matassem a sede.
          É nas margens do Ribeiro de S. Pedro Moel que se concentra o maior número de pequenas fontes, aproveitando as nascentes de água fresca que ali emergem. Contudo, também na fronteira Este do Pinhal existem várias nascentes que deram, também elas, origem a fontes. É o caso da Fonte do Sardão, da Água Formosa ou da Fonte Férrea.
            No lugar de Pedreanes, que, pela importância que sempre teve, pode considerar-se o lugar mais importante do Pinhal do Rei, existe também uma fonte.
            Ora, não havendo por aqui nascentes de água, que se saiba, nem rede de abastecimento de água municipal, à data de construção da fonte, a Fonte de Pedreanes, assim designada por não lhe conhecer outra designação, terá sido abastecida por um poço e respectivo depósito elevatório construídos neste lugar nos anos de 1920. A água deste reservatório, através de canalização própria, viria mais tarde a abastecer novas fontes colocadas entre os edifícios do bairro de Pedreanes, construídos na década de 1950. Actualmente, estas fontes estão desactivadas e a Fonte de Pedreanes está ligada à rede de abastecimento público municipal, por estar obsoleto o antigo sistema de distribuição de água.
            Situada na entrada do Pinhal, junto ao monumento em homenagem a Bernardino Barros Gomes e à antiga estação do Caminho-de-ferro Americano do Século XIX, a fonte é ensombrada por um conjunto de árvores dispostas à sua volta. Dessas árvores, faziam parte, até há bem pouco tempo, duas gigantescas palmeiras, quase centenárias, que ajudavam este local a ser um dos mais bonitos locais da Pinhal do Rei. Porém, este local está agora mais pobre, já que estes magníficos exemplares arbóreos foram atacados pelo terrível escravelho que lhes causou a doença que tem dizimado quase todos os exemplares no País, levando a que tivessem sido cortadas no passado mês de Maio.
Construída em pedra, a fonte tem à sua volta uma armação em ferro, com formato de base octogonal e rematado em cima em pirâmide. Os pilares desta singular construção são, curiosamente, feitos de carril do antigo caminho-de-ferro florestal, cujo material circulante era movido pelo célebre Comboio de Lata.
            A fonte possui na parte frontal uma inscrição que, apesar de algum desgaste e de manchada com tinta, deixa ver a sua data de construção nos seguintes dizeres:


29-1-925
MN

A Fonte de Pedreanes

A inscrição na fonte

O depósito de água de Pedreanes - anos 20 do Séc. XX
IN: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal
Patente de 10 a 27 de Março de 2011 na exposição "Factos e Personalidades do Pinhal
do Rei", na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)

O depósito de água de Pedreanes em 2004

Fonte entre os edifícios do Bairro Florestal

Comentários