Avançar para o conteúdo principal

Pinhal do Rei, primeira mata nacional de pinheiro-bravo a obter certificação?

             Um excerto do publicado no Jornal Região de Leiria em 21 de Janeiro de 2011, e publicado on line na sua edição de 26 Janeiro, dava-nos conta da cada vez maior procura de madeira certificada por parte de compradores e, portanto, da necessidade de certificação florestal da madeira proveniente de algumas matas nacionais, inclusive do Pinhal do Rei.
             Decorridos quase quatro anos, gostaria de aqui poder dar notícias sobre o processo… Porém, apenas posso recordar a intenção e deixar a transcrição dessa notícia.

_____________________________


Pinhal do Rei é a primeira mata nacional certificada

             A Mata Nacional de Leiria, vulgarmente chamada Pinhal do Rei, vai ser a primeira mata nacional de pinheiro-bravo a obter certificação. O Estado espera valorizar a madeira ali produzida, que rendeu 1,8 milhões de euros por ano, em média, na última década.
            “Há carência no país de madeira certificada”, disse anteontem o secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro, durante uma visita ao Pinhal do Rei, no concelho da Marinha Grande, para divulgar investimentos feitos em 2010 e mostrar a renovação, ainda incompleta, da área ardida em 2003.
            De acordo com o governante, a certificação abrange também as matas nacionais do Urso e do Pedrógão e “tem importância decisiva” porque é procurada pelos compradores, garante uma produção sustentável e ajuda a preservar a fitossanidade.

IN: http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2011/01/26/pinhal-do-rei-e-a-primeira-mata-nacional-certificada/

Corte Final Nº 3 do Talhão Nº 151 na Época de 1990/91

Comentários