Avançar para o conteúdo principal

Mais um Dia Internacional das Florestas

           Comemora-se hoje o Dia Internacional das Florestas.           Lembro-me de, na Marinha grande, noutros tempos, iniciativas organizadas pelas escolas, conjuntamente com as entidades responsáveis pela Floresta e pelo Município, proporcionarem às crianças das escolas marinhenses, nesta data, um dia único no calendário escolar anual.
            Exposições, representações teatrais ou apresentações musicais, sempre relacionadas com os temas da floresta ou da árvore, tinham lugar no Parque do Engenho ou mesmo no próprio Pinhal do Rei. Também durante muitos anos, neste dia, houve actividades em que as crianças, levadas ao interior da floresta, o nosso Pinhal do Rei, eram ensinadas e incentivadas a plantar uma árvore, incutindo-se-lhes o gosto pela árvore, pela floresta e pela própria Natureza, mesmo que, como todos sabemos, com o decorrer dos anos, o esquecimento e o completo abandono por parte de quem, posteriormente, deveria cuidar de tais sementeiras ou plantações feitas com tanto carinho e dedicação pelas crianças, estas viessem a desaparecer. 
            Creio porém, que, para os mais novos, esse dia tão diferente, para além do grande convívio e do passeio à Mata, era um dia esperado com ansiedade, relembrado com alegria, à noite, aos pais ou aos avós, e que, estou certo, muito acrescentava à educação da criança, dando-lhe conhecimento e sensibilizando-a para o respeito a ter com a árvore ou a floresta.
            Tendo o Concelho da Marinha Grande sensivelmente 2/3 do seu território ocupado com uma das maiores e mais importantes matas do nosso país, não sei a quem ou a que atribuir a não realização de eventos concelhios concertados dedicados às crianças em idade escolar em evocação desta data e do seu propósito. É pena que, por cá, tenha caído no esquecimento ou em desuso este tipo de práticas, e apenas alguns professores ou associações de pais se vão ainda lembrando de, simbolicamente, comemorar esta data com pequenos eventos confinados ao recinto da escola.


Entrada principal do Pinhal do Rei em Pedreanes

IN: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/dia-florestas



Comentários