Avançar para o conteúdo principal

Marcos de 1841 no Pinhal do Rei

            Existem ainda no Pinhal do Rei alguns dos marcos que, segundo o Eng.º Arala Pinto no seu livro “O Pinhal do Rei”, foram colocados em 1841 quando se fez o levantamento da respectiva Carta Topográfica do Pinhal Nacional de Leiria. Estes marcos, os mais antigos que ainda, nos dias de hoje, podemos observar, encontram-se ao longo do Aceiro Exterior delimitando o Pinhal em toda a sua fronteira do lado de terra. Na inscrição colocada na face virada para o Pinhal, composta por três partes, podemos observar na sua parte superior um número que, à partida, será o número atribuído a cada marco.
            Ao analisar a legenda da já referida Carta Topográfica encontramos uma explicação para as abreviaturas que dela constam. Aí pode ver-se, entre outras, que M=Marco. Ao analisar a mesma Carta encontramos várias abreviaturas “M” ao longo do Aceiro Exterior, seguidas de um número. Esse número é sequencial, aumentando de Norte para Sul ao longo do Aceiro Geral, circundando todo o Pinhal do lado de terra. Na zona entre a Garcia e a Portela há uma sequência que vai de “M29” a “M32”, o que para o “M30” corresponde ao marco junto ao actual Aceiro N, entre as Casas de Guarda do N e das Gaeiras. Este marco encontra-se ainda em bom estado de conservação, está perfeitamente visível e com muito boa acessibilidade, embora na fotografia em anexo não seja perfeitamente perceptível que o segundo algarismo do seu número seja um zero. Porém, a confirmação de que se trata do marco “M30” foi feita visitando o marco indicado na mesma Carta, imediatamente antes deste, situado junto à Casa de Guarda do L e que ostenta a indicação “M29”.
            Na parte intermédia da inscrição nestes marcos, imediatamente abaixo do seu número, encontram-se as letras “PR” o que quer dizer Pinhal do Rei ou Pinhal Real.
            Na parte inferior da inscrição encontramos uma letra. Essa letra poderá corresponder a uma possível divisão do Pinhal em parcelas, designadas por letras, conforme podemos verificar em anteriores Cartas do Pinhal, embora me não tenha sido possível confirmar essa indicação.
            Como atrás ficou dito, segundo o Eng.º Arala Pinto, estes marcos foram colocados em 1841 mas a existência do mesmo tipo de numeração de marcos nas Cartas de 1769 e 1816 indicam que, provavelmente, estes substituíram outros, já anteriormente colocados nos mesmos lugares.

Marco indicado na Carta Topográfica de 1841 como “M30”
Localizado no Aceiro Exterior, junto à Casa de Guarda do N

Marco indicado na Carta Topográfica de 1841 como “M29”
Localizado no Aceiro Exterior, junto à Casa de Guarda do L

Marco (M43) colocado em 1841, já retirado do Pinhal
Encontra-se guardado no Parque do Engenho

Comentários