Avançar para o conteúdo principal

Lonsdale Ragg no Pinhal do Rei em 1937

            Lonsdale Ragg visitou o Pinhal do Rei em 1937, onde estudou e desenhou os mais velhos e notáveis pinheiros da nossa Mata.
            Sobre Lonsdale Ragg diz-nos o Eng.º Arala Pinto no seu livro “O Pinhal do Rei”:
          “De entre os visitadores estrangeiros do Pinhal de Leiria, quero destacar Lonsdale Ragg, pontífice da religião protestante e do druidismo, inspector dos templos protestantes construídos pelo homem, e dos monumentos vivos erguidos pela Natureza, espalhados uns e outros por todos os recantos do Globo.
            Setenta e quatro anos (?) vividos a insuflarem o espírito do amor do próximo, de bondade e a trazer para “The tree Lover” as imagens das velhas árvores, que o provecto peregrino em giros continuados vai descobrindo na Europa, na Ásia, nas Américas, na África ou na Oceânia.
            Filho do país da bruma, talvez do oeste da Grã-bretanha ou da Irlanda … Lonsdale Ragg bateu um dia à porta da minha tebaida, queria um guarda-florestal que lhe mostrasse os velhos pinheiros de D. Dinis que desejava desenhar, vi então trabalhar um dos mais extraordinários copistas da Natureza, enquanto a sua comitiva gargalhava e praticava desporto patinando sobre a caruma”.
            Aqui ficam alguns dos desenhos de Lonsdale Ragg.

O Pinheiro do Montinho

O Pinheiro dos Lavradores

O Pinheiro-manso, do Tromelgo

Comentários