Avançar para o conteúdo principal

O antigo Ponto de Vigia dos Outeiros

            Em tudo idêntico aos Pontos de vigia ainda hoje ao serviço no Pinhal do Rei, tudo leva a crer que o ponto de vigia existente no lugar dos Outeiros em Vieira de Leiria foi, provavelmente, construído obedecendo ao projecto do Eng.º Mário Amaro Santos Galo por volta de finais da década de 30 do século passado.
            Este ponto de vigia, situado fora do perímetro do Pinhal do Rei (Pinhal de Leiria – Mata Nacional de Leiria), servia não só este Pinhal mas também o Pinhal do Pedrógão fazendo a ligação entre estas duas matas vizinhas.
            Depois de dasactivado, o ponto de vigia serviu de brincadeira às crianças daquele tempo que se entretinham subindo ao cimo para, lá do alto, numa fugida, observarem a paisagem.
            Mais tarde, o ponto de vigia e o terreno onde está implantado foram vendidos a um particular que, dado o avançado estado de degradação em que aquele se encontrava, agora o recuperou. Diz quem já por lá passou que está “lindo, como se fosse novo...” e que, “dá gosto vê-lo…”, ao que eu acrescentaria que, como está, já faz inveja aos seus congéneres que ainda fazem serviço no Pinhal do Rei.
            O antigo ponto de vigia é conhecido localmente como “Mirante” e é considerado o símbolo do lugar dos Outeiros, ao ponto de dar o nome ao arruamento que por ali passa.

O Mirante em 2008



O Mirante em Novembro de 2012

Conhecido como “Mirante”, o antigo ponto de vigia dá o nome à rua

Comentários

Enviar um comentário