Avançar para o conteúdo principal

Sebastião Betâmio de Almeida e Manuel Raimundo Valadas

Sebastião Betâmio de Almeida

            Notável químico e escritor nascido a 30 de Março de 1817.
            Foi professor da cadeira de Química no Instituto Industrial de Lisboa e Director da Casa da Moeda. Exerceu várias comissões de serviço público, especialmente de âmbito agrícola, um dos seus assuntos predilectos. Colaborou em vários jornais como “Revolução de Setembro” e “Jornal do Comércio”, e também no “Arquivo Rural”.
            Foi, conjuntamente com Manuel Afonso da Costa Barros, o propulsor da indústria de resinagem em Portugal, que atingiu maior desenvolvimento com os conhecimentos adquiridos em França por Manuel Raimundo Valadas e Bernardino José Gomes.
            São da sua autoria as seguintes obras: “Relatório sobre a fábrica nacional de vidros da Marinha Grande”, de 1859; “Descrição da quinta das Águas Livres”, de 1863; a 3ª parte do “Relatório sobre a cultura de arrozais em Portugal e sua influência na saúde pública, etc.”, com o título “Considerações químicas sobre os arrozais, e análises comparativas, regime de salinas, etc.”.
            Faleceu a 6 de Julho de 1864

__________________________________________________________________


Manuel Raimundo Valadas

            Oficial do Exército, da arma de Engenharia, nasceu em 1827.
            Assentou praça em 1846 e chegou a coronel em 1888.
            Engenheiro adido à Repartição de Agricultura, foi encarregue   de, em 1860, estudar a resinagem em França. Colaborou com Bernardino José Gomes na elaboração do relatório sobre a resinagem, publicado no Boletim do Ministério das Obras Públicas de 1862.
            Em 1866 foi nomeado Inspector de Agricultura.

IN: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal
Patente de 10 a 27 de Março de 2011 na exposição "Factos e Personalidades do Pinhal do Rei", na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)

Comentários