Avançar para o conteúdo principal

Mapa de 1940 do Pinhal do Rei

            Este Mapa do Pinhal do Rei (Pinhal de Leiria) desenhado em 1940 por Luís Filipe dá-nos preciosas informações do que era naquele tempo o nosso Pinhal. Os limites do Pinhal e a configuração da sua fronteira estão aqui bem demarcados pelo aceiro exterior, bem como a divisão da sua área em 342 talhões, consequência da abertura de aceiros e arrifes, todos eles bem assinalados.
            Ao nível de edifícios e outras construções, este mapa mostra-nos a localização das Tercenas, dos edifícios da 14.ª e 15.ª Administrações Florestais e da 3.ª Circunscrição Florestal, bem como a localização e identificação de todas as Casas de Guarda e Pontos de Vigia, e ainda os poços e as fontes, também, em grande parte, identificados. Mostra-nos também a rede de comunicação telefónica entre as Casas da Guarda e dos Postos de Vigia, as linhas de água, e ainda o traçado fixo do antigo caminho ferroviário do Comboio de Lata.
            Dá-nos ainda a conhecer, localizando-as e identificando-as, as árvores notáveis existentes naquela época.
            Sobre este mapa, actualmente, podemos ainda dizer que, em parte, se encontra perfeitamente actual, pois são muitas as infraestruturas por ele assinaladas que ainda subsistem no nosso Pinhal do Rei, mas, ao mesmo tempo e, por outro lado, nos dias de hoje, temos de ter a noção que, por duas razões, se encontra desactualizado. Em primeiro lugar teremos de ter em atenção que, à data em que se fez este mapa, não existiam determinadas infraestruturas que hoje existem, como por exemplo: a nova rede viária construída depois de 1940, alguns dos novos bairros florestais, a etar e os parques de campismo de São Pedro de Moel, o reservatório de água no Alto dos Picotos, etc. Em segundo lugar teremos também de ter em atenção que muitas das infraestruturas apresentadas neste mapa já hoje não existem, tais como: Casas de Guarda entretanto desaparecidas, as Tercenas em Vieira de Leiria, poços, fontes, linhas telefónicas, rede ferroviária do antigo comboio de lata e ainda as árvores notáveis assinaladas, também elas já desaparecidas.


Mapa de 1940 do Pinhal do Rei 

Comentários